Coordenador : Mauro Silva Florentino
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 389869.2202.115753.24022023
Departamento/Setor: MCT
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos egressos de escolas públicas de Macaé ou cidade vizinhas, como Rio das Ostras e Barra de São João (Casimiro de Abreu).
Local de atuação: Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, UFF/Cidade Universitária. Avenida Aluizio da Silva Gomes, número 50 - bairro Novo Cavaleiros, Macaé - RJ, 27930-560 e Instituto de Humanidades e Saúde - Rua Recife, Lotes, 1-7 - Jardim Bela Vista, Rio das Ostras - RJ, 28895-532.
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é ampliar as chances de que estudantes oriundos do ensino público local ingressem em universidades públicas de Macaé. São objetivos específicos: - Preparar concluintes e egressos do ensino médio local para o Exame Nacional do Ensino médio; - Desenvolver atividades educativas, informativas e formativas; - Construir pensamento crítico e pensamento cidadão; - Promover a inclusão social dos estudantes, apresentando-lhes o espaço universitário; - Incentivar a construção, capacitação e aperfeiçoamento do profissional de educação ou daqueles que possuem interesse em lecionar; - Despertar o interesse à docência na comunidade discente do ICM/UFF.
Resumo
O Projeto de Extensão Pré-Vestibular Social visa a abertura do primeiro pré-vestibular gratuito da Cidade Universitária de Macaé, que aloja a UFF, a UFRJ e a Faculdade Municipal-FEMASS. Ele será desenvolvido em parceria com o Coletivo #VEM, que oferece já um pré-vestibular social na cidade de Macaé. Integram o Coletivo alunos e ex-alunos do ICM/UFF, o que torna a parceria natural. O Pré-Vestibular funcionará, a princípio, com uma turma vespertina de 60 alunos, quantitativo que nos permite a alocação em uma sala de aula sem conflito com o horário de maior uso do prédio onde a UFF está alojada, que é no período noturno. A médio prazo, será verificada a possibilidade estrutural do aumento do número de vagas. O Pré-Vestibular deve oferecer conteúdos requeridos no ENEM a partir de aulas expositivas ministradas por alunos e ex-alunos da UFF, na forma de trabalho voluntário. Ao final de um ano letivo, espera-se que o público atendido, composto por jovens de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social, esteja apto a prestar o ENEM com mais chances de sucesso para classificação nas universidades públicas locais. A bolsa ora requerida deverá ser direcionada à parte administrativa e docente do Pré-Vestibular, no sentido de garantir que funcione plenamente in loco.